Actividades

 AVALIAÇÕES DA APRESENTAÇÃO À CÂMARA

No dia 30 de Maio e 2011, o nosso grupo apresentou todo o trabalho elaborado, durante o ano lectivo, à Sr.ª Vereadora da Cultura, Isabel Estevens. Deste modo, demos a conhecer o nosso projecto à Câmara Municipal de Serpa e apresentámos os nossos produtos finais.

Disponibilizamos as avaliações efectuadas pela Sr.ª Vereadora e pela professora que acompanha o nosso projeto, a proofessora Leonor Paiva:










DIA MUNICIPAL DO JARDIM


A actividade decorrida no sábado passado, dia 14, foi bem recebida pela população de Serpa. Tivemos mais audiência do que o esperado, apesar de apenas um dos participantes do concurso ter comparecido.

Realizámos actividades com os mais novos, nomeadamente, pinturas faciais e uma espécie de "Caça ao Tesouro" com flores feitas de cartolina, previamente espalhadas por todo o Jardim. No geral consideramos que a actividade correu de forma bastante satisfatória, e conseguimos ver que as crianças estavam realmente a gostar de estar no nosso belo Jardim de Serpa.



Algumas fotos da actividade:


Aqui ficam também os desenhos dos meninos do pré-escolar de Serpa, que foram expostos no Dia do Jardim, com o tema "Para mim o jardim é:".




"PARA MIM, O JARDIM É:"
">


INQUÉRITO

Realizámos um inquérito à população de Serpa, dentro e fora da escola, com o objectivo de termos conhecimento sobre a opinião das pessoas em geral relativamente ao nosso espaço verde.


Os seguintes gráficos mostram os resultados dos inquéritos realizados:




A esmagadora maioria da população de Serpa costuma visitar o Jardim.



Das pessoas que costumam visitar o Jardim, a maioria fá-lo com alguma frequência.



Mais de metade da população visita o Jardim com o fim de passear ou, simplesmente, passar o tempo. Uma pequena percentagem desloca-se ao espaço verde para namorar. Uma percentagem ainda menor observa, atentamente, as plantas existentes no Jardim.



A população de Serpa considera que o Jardim se encontram num bom estado de conservação.



A população considera que o Jardim necessita de restauração nas casas de banho, essencialmente. Para além disso, falaram sobre a importância da existência de um parque infantil (que não existe) e da alteração no horário de funcionamento (horário mais prolongado).



No geral, a população considera que se encontram poucos animais do Jardim Municipal de Serpa.



A população afirma que o Jardim deveria ter uma maior quantidade de animais do género dos que já lá se encontram.



Mais de metade da população considera que o Jardim possui plantas suficientes.




A maioria da população pensa que as plantas se encontram bem identificadas. No entanto, uma percentagem significativa de pessoas possui a opinião contrária.



A esmagadora maioria da população não conhece a história do Jardim.


DIA DA ÁRVORE

Com a finalidade de comemorar o Dia da Árvore, organizámos uma actividade com os mais pequeninos, nomeadamente, a turma de 1º ano da Escola Pólo 1, 1º ano da Escola Pólo 3, 2º ano da Escola Pólo 1 e 2º ano da Escola Pólo 2.


Iniciámos esta actividade com a distribuição de vasos, tintas e pincéis, gentilmente cedidos pela Câmara Municipal de Serpa, em todos os pólos, para que cada aluno personalizasse o seu vasinho. No dia 22 de Março de 2011, todos os meninos deslocaram-se ao Jardim Municipal de Serpa com o respectivo vaso decorado para plantarem nele pequenas plantinhas. Esta interacção estava marcada para dia 21 de Março (Dia da Árvore), no entanto, devido a incompatibilidade de horários com outras actividades em que as turmas estavam envolvidas, a realização apenas foi possível no dia seguinte.

O facto de serem as próprias crianças a plantar pode ser uma maneira de estas criarem uma espécie de afecto com as pequenas plantas e, deste modo, esforçarem-se por as preservar. A actividade pretendeu chamar a atenção para a importância que estes seres vivos têm no nosso planeta. Pensamos que o balanço da actividade foi bastante positivo, uma vez que os alunos se mostraram interessados e empenhados.

Aqui se encontram algumas fotografias que ilustram a actividade:

                              




FEIRA DO QUEIJO DO ALENTEJO



No fim-de-semana de 25, 26 e 27 de Fevereiro de 2011 realizou-se, em Serpa, a X Feira do Queijo do Alentejo. O nosso grupo organizou uma actividade, que teve lugar no stand do Programa Eco-Escolas, e que tinha como principal objectivo o contacto com o público, para divulgação do nosso projecto e do trabalho realizado até ao momento.


A interacção consistiu num Workshop de realização de flores, utilizando materiais reutilizáveis, nomeadamente, cápsulas de café Nespresso e a garrafas de plástico (sumos águas, etc.).


Conquistámos uma grande adesão por parte do público-alvo, crianças e jovens. No entanto, verificou-se também um grande interesse por parte dos mais velhos, facto que superou as nossas expectativas. Ficámos bastante satisfeitas com o sucesso da actividade.

Divulgamos aqui uma série de fotografias tiradas no referido evento, assim como o vídeo realizado para divulgação do projecto, que foi projectado no stand:










Realização da actividade: